GRELHA DE ORADORES E COMUNICAÇÕES CNIT 2022

Maria Mota Almeida

Maria Mota Almeida

Professora Adjunta Convidada do Departamento de Artes, Humanidades e Línguas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Tem trabalhos publicados na área da museologia, património e turismo cultural. No âmbito do turismo literário tem desenvolvido uma investigação tendo por base a obra do autor presencista António José Branquinho da Fonseca.

É Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, Mestre em Museologia com a dissertação “A Realidade Museológica no Concelho de Sintra: contributo para o seu estudo” (2006) e  Doutora em Museologia com a tese “Um Museu – Biblioteca em Cascais: pioneirismo mediado pela a ação cultural e educativa” (2013), pela ULHT.

É Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro colaborador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (CIAC-UALG); cocoordenadora do projecto Ciclo da presença no Alto Alentejo; colaboradora do projecto ‘Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental; colaboradora da Rede Entremeio – Rede de Pesquisa Geografia, Turismo e Literatura – UNIRIO – Rio de Janeiro. É coordenadora científica do MUVITUR – Museu Virtual de Turismo – ESHTE.

Comodoro Machado da Silva

Professor de Comportamento organizacional

O Comodoro Miguel Nuno Pereira de Matos Machado da Silva nasceu em Lisboa, em 1963.

Concluiu a licenciatura em Ciências Militares Navais em 1987. Promovido a Guarda-marinha, exerceu as funções de Chefe de Serviço de Informações e Combate e de Adjunto do Chefe de Serviços Gerais no NRP Roberto Ivens.

Especializou-se em Comunicações em 1988/1989, tendo posteriormente desempenhado, entre setembro de 1989 e janeiro de 1992, o cargo de Chefe de Serviço de Comunicações a bordo do NRP Roberto Ivens, tendo participado nas missões STANAVFORLANT e NAVOCFORMED e na operação DESERT SHIELD.

Desempenhou, em 1992 o cargo de Comandante de Companhia na Escola Naval, e posteriormente os cargos de Diretor e Formador dos cursos de aperfeiçoamento em Liderança na Escola de Fuzileiros.

Está habilitado com o Mestrado em Comportamento Organizacional, frequentado de 1992 a 1994, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e com o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG), a edição 2015/2016.

Entre setembro de 2003 e julho de 2006 desempenhou funções como “Military Cooperation Staff Officer” junto da NATO, no “Allied Component Command Land Madrid”.
Entre setembro de 2006 e junho de 2007, desempenhou as funções de Adjunto de Marinha do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, tendo como principais funções, a preparação e aconselhamento de assuntos no âmbito da Aliança Atlântica (NATO) e da União Europeia (EU), colaborando, ainda, na preparação dos dossiers NATO e EU para as reuniões de Ministros da Defesa.

Foi promovido ao atual posto em 7 de dezembro de 2018, transitando para a situação de Reserva (por motivos estatutários) em 26 de março de 2022.

Ao longo da sua carreira frequentou igualmente diversos cursos, em estabelecimentos nacionais e estrangeiros, designadamente o “Petty Officer Leadership Course” em regime de formando estagiário, na “Royal Arthur Leadership School” em Inglaterra, o Curso avançado de “Statistical Package for Social Science”, no Instituto Nacional de Administração, o Curso “European Security Cooperation Course”, na escola NATO em Oberammergau, o Curso “Sociological and Psychological Perspective on Management”, no Instituto Nacional de Administração e o Curso de Negociação e Mediação de Conflitos, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ministrado pelo “International Center for Corporation and Conflict Resolution”, na Columbia University.

É autor de vários estudos e artigos de opinião sobre Comportamento Organizacional e Liderança, publicados em revistas da especialidade, mantendo sobre essas temáticas uma atividade de conferencista. Apresenta, com regularidade, comunicações em colóquios, seminários e simpósios.

Comunicação CNIT – “Liderança nas organizações”

1.º TENENTE ST-HIS Gonçalves Neves

Oficial da Marinha Portuguesa, com o posto de Primeiro-tenente da Classe do Serviço Técnico, Especialista em História. Licenciado em História, Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, Doutorando em História Marítima pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entre 1999 e 2021 desempenhou funções no Museu de Marinha, como Chefe do Serviço de Investigação e curador da exposição permanente, tendo comissariado diversas exposições temporárias de variada temática.

Autor de diversos trabalhos de investigação e de comunicações em colóquios e encontros de História Marítima e de Museologia.

Atualmente desempenha funções na Escola Naval, lecionando as cadeiras de História Naval e História do Poder Naval, sendo o diretor da respetiva Biblioteca e Museu Escolar.

Membro Correspondente da Academia de Marinha. Investigador do CINAV (Centro de Investigação Naval – Escola Naval) – Linha de Investigação em História Marítima.

Comunicação CNIT: “240.º Aniversário da Criação da Companhia dos Guardas-Marinhas”

António Costa Canas

António Costa Canas

António Costa Canas é oficial de Marinha, especializado em Submarinos e em Navegação, com vasta experiência de embarque (mais de 27 000 horas de navegação).

Possui licenciatura em Ciências Militares-Navais, ramo de Marinha; licenciatura em História, mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutoramento em História (especialidade de Descobrimentos) tendo ainda uma pós-graduação em História e Filosofia da Ciência.

Tem vasta experiência docente, na Escola Naval, nas áreas da Navegação e da História. É membro integrado do Centro de Investigação Naval e do Centro de História da Universidade de Lisboa, sendo autor de vários livros e dezenas de artigos em revistas e atas de congressos, assim como capítulos de livros. As suas principais áreas de interesse são História da Navegação e História de Ciência.

Comunicação CNIT: “100.º Aniversário da Travessia Aérea do Atlântico Sul”  e “Os instrumentos de navegação – da Época dos Descobrimentos à atualidade”

Graça Joaquim

Graça Joaquim

Graça Joaquim é professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) desde 1992 e investigadora do CIES-IUL do ISCTE-IUL desde 1995.

Doutorada em Sociologia. Investigadora Responsável do projecto FCT “Tourfly Inovação e Futuro Contributos para o Desenho da Oferta Turística na AML ( www.tourfly.pt) e autora do livro Viajantes Viagens e Turismo Narrativas e Autenticidades.

Foi Directora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Investiga e lecciona em Turismo desde 1989.

Jorge Sequeira

Jorge Sequeira

Jorge Sequeira é curador das coleções geocientíficas (Paleontológia e Estratigrafica, Mineralogiae Petrografica) do Museu Geológico do LNEG.

Licenciado em Engenharia Geológica pela FCT-UNL, desenvolve trabalho científico nos domínios do estudo e contextualização das coleções do Museu Geológico e do seu potencial educativo, e do estudo da geologia em contexto urbano. Destacando-se, neste último caso, os estudos que tem desenvolvido sobre a diversidade e proveniência dos geomateriais de construção e decoração, utilizados em edifícios históricos da cidade de Lisboa e encontrados em contextos arqueológicos. 

Promove, no Museu Geológico e no terreno, atividades de divulgação científica no âmbito da geologia dirigidas a todos os públicos.

Realiza regularmente, em parceria com outras entidades, ações de formação dirigidas a professores que visam dar a conhecer a diversidade geológica de Lisboa e outros locais de relevante interesse geológico e do seu potencial para o ensino.

É autor e coautor de diversas publicações sobre as coleções do MG e publicou, recentemente, dois estudos inéditos sobre a tipologia, diversidade e proveniência das rochas de importação utilizadas na decoração da Capela de S. João Baptista da igreja de S. Roque em Lisboa e de um templo Romano datado do Séc. I D.C., recentemente descoberto junto ao Teatro Romano de Lisboa.

Comunicação CNIT: «Evolução e Geodiversidade de Bacia do Baixo Tejo (Setor distal)»

Paulo Jorge Fernandes

Paulo Jorge Fernandes

Doutorado em História Institucional e Política Contemporânea. Professor Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH, onde actualmente coordena a licenciatura. Investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, onde actualmente coordena o Grupo de Investigação em “História, Território e Ambiente” e exerce as funções de Vice-Director.

Comunicação CNIT: “A independência do Brasil (1808-1825): algumas ideias (des)feitas”

Fabrizio Boscaglia

Fabrizio Boscaglia é professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa, é autor de dezenas de publicações científicas a nível internacional na área da cultura portuguesa. Especialista em Turismo Literário, é docente da formação em Turismo Literário do Turismo de Portugal, tendo realizado numerosos projetos de Turismo Literário desde 2013, nomeadamente sobre a Lisboa de Fernando Pessoa e de José Saramago. Neste contexto, é consultor do Lisboa Pessoa Hotel. Além disso, é curador convidado de exposições no Museu Calouste Gulbenkian e na Biblioteca Nacional de Portugal, sendo também consultor no King’s College de Londres.

Comunicação CNIT: ” Turismo Literário: uma abordagem teórico-prática e estratégica”

António Camões Gouveia

António Camões Gouveia

Licenciado em História, pós-graduado em História Cultural e Política e doutorado em História e Teoria das Ideias, especialidade em História das Ideias Sociais, pela F.C.S.H. da U.N.L.

Nessa mesma Faculdade dá aulas desde 1981. Enquanto docente tem leccionado matérias no âmbito da História da Sociedade e da Cultura (séculos XVI a XVIII) e da Programação de Cultura.

Investigador do Centro de Humanidades (CHAM) da UNL-UAç e do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da UCP.

Esteve em Comissão de Serviço entre 1992 e 1997 na Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e de 2010 a 2012 como director do Museu de Évora. De 2004 a 2013 foi Coordenador Científico da Fundação Robinson, em Portalegre.

As suas áreas de interesse científico centram-se na História Social e das Sociabilidades quando afloradas na História da Cultura, na História das Mentalidades e na História Religiosa. Em confluência teórico-prática junta-lhes a Programação de Cultura, nas dimensões do Património, da Museologia e da Mediação.

Comunicação CNIT: “Visitar um projecto em exposição no Museu de São Roque” 

Augusto Moutinho Borges

Augusto Moutinho Borges

Doutor em Ciências da Vida, na Especialidade em História das Ciências da Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Especialista em Turismo e Lazer pelo Instituto Politécnico da Guarda, Mestre em Património e Turismo e Licenciado em Ciências Históricas.

Integra a Universidade de Lisboa através do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias; é Académico Corresponde da Academia Portuguesa da História; Membro Efetivo do Plenário da Comissão Portuguesa de História Militar-Ministério da Defesa; Diretor do Solar São João – Casa Memória, Almeida. É Vice-presidente da Secção de História da Sociedade de Geografia de Lisboa, tendo exercido diversos cargos diretivos em instituições científicas e culturais.

Autor de 30 livros, alguns deles premiados, e 180 artigos científicos sobre a temática de História Militar, Turismo Histórico Militar, História, Património, Cultura e História das Ciências da Saúde. Participou em mais de 200 congressos e colóquios, tendo proferido mais de 250 conferências científicas sobre os temas de investigação. 

Comunicação CNIT: A defesa de Lisboa Entre o Tejo e Cascais”