Carta de boas-vindas
A comissão organizadora do Congresso Nacional de Informação Turística-CNIT anuncia, com verdadeiro prazer, a 7ª edição deste evento, que se realizará na cidade de Beja, nos dias 10 e 11 de Dezembro.
O CNIT2021 associa-se à efémeride dos quinhentos anos da morte do rei D. Manuel I, optando, antes de mais, por destacar o seu papel enquanto Duque de Beja. Temos a consciência de que a cidade de Beja, e o seu concelho, configuram um legado que não podemos deixar de conhecer e promover. São várias as razões de cariz histórico e patrimonial que nos levariam, por si só, a escolher Beja como local de realização do CNIT. Contudo, daremos de igual forma destaque ao património imaterial, à gastronomia e enologia, e ao património natural. A região está inserida na vasta planície alentejana, celeiro de Portugal para uns, coutos de caça e extensos montados para outros, e ainda local de conflitos em torno da posse da terra, em várias ocasiões, que não podemos deixar de contextualizar.
O tema «Humanismo(s) e Renascimento(s)- Ontem e Hoje», pretende remeter para estas diversas realidades que, embora separadas no tempo, sempre estiveram subjacentes no quotidiano dos bejenses.
Embora cientes dos problemas de ordem económica e social que a pandemia impôs aos profissionais de informação turística, optamos pela organização de um congresso presencial, pois também estamos crentes de que necessitamos de nos (re)ver e partilhar as experiências dos últimos tempos. Faremos tudo ao nosso alcance para que possamos usufruir do congresso sem constrangimentos de monta. Estejam atentos aos comunicados que vão sendo publicados através do site e das redes sociais do congresso.