Carta de Boas vindas

Colegas,

Cabe-me o prazer de anunciar a oitava edição do Congresso Nacional de Informação Turística-CNIT, a ter lugar nos próximos dias 16 e 17 de Dezembro, em Lisboa e no Alfeite. 

A escolha invulgar da realização do CNIT em dois locais separados, um em cada dia do congresso, prendeu-se com a também quantidade invulgar de efemérides que quisemos assinalar, e que justificam estas escolhas. As efemérides a que nos referimos, os 500 anos da morte de Abraham Zacuto (1522), os 100 anos do nascimento de José Saramago (1922), os 100 anos da primeira travessia área do Atlântico Sul (1922), os 200 anos da Independência do Brasil (1822), os 200 da primeira constituição portuguesa (1822), entre outros, potenciam uma aproximação das profissões de Informação Turística a novas leituras da interpretação do património, como seja o Turismo Literário, o Turismo Científico, não descurando o Turismo de Natureza e as Artes Performativas. 

O tema do CNIT 2022 reflete o acima exposto, a saber “Os Turismos que nos unem: uma viagem pelas Ciências, Letras, Natureza e Artes”. 

Assim, no primeiro dia, no dia 16, o CNIT, como vem sendo hábito, associa-se à Academia e decorrerá no auditório Agostinho da Silva na Universidade Lusófona, e propomos sessões que abordem alguns dos ‘Turismos’ em análise.

No segundo dia, no dia 17, o CNIT decorrerá na Base Naval do Alfeite, tendo em conta a ligação de algumas das efemérides com a Marinha. No entanto, as comunicações serão variadas e também haverá azo a boas surpresas. Não descuraremos as preocupações inerentes ao desempenho profissional e às incógnitas do futuro, nem o convívio entre colegas, sempre tão apreciado. 

As comissões, organizadora e científica, contam com a vossa presença para fazer brilhar o CNIT e promover as nossas profissões.

Vemo-nos em Dezembro!

Cristina Leal
Cristina Leal

Pelas comissões, organizadora e científica