GRELHA DE ORADORES E COMUNICAÇÕES CNIT 2022

Maria Mota Almeida

Maria Mota Almeida

Professora Adjunta Convidada do Departamento de Artes, Humanidades e Línguas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Tem trabalhos publicados na área da museologia, património e turismo cultural. No âmbito do turismo literário tem desenvolvido uma investigação tendo por base a obra do autor presencista António José Branquinho da Fonseca.

É Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, Mestre em Museologia com a dissertação “A Realidade Museológica no Concelho de Sintra: contributo para o seu estudo” (2006) e  Doutora em Museologia com a tese “Um Museu – Biblioteca em Cascais: pioneirismo mediado pela a ação cultural e educativa” (2013), pela ULHT.

É Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro colaborador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (CIAC-UALG); cocoordenadora do projecto Ciclo da presença no Alto Alentejo; colaboradora do projecto ‘Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental; colaboradora da Rede Entremeio – Rede de Pesquisa Geografia, Turismo e Literatura – UNIRIO – Rio de Janeiro. É coordenadora científica do MUVITUR – Museu Virtual de Turismo – ESHTE.

Comodoro Machado da Silva

Professor de Comportamento organizacional

O Comodoro Miguel Nuno Pereira de Matos Machado da Silva nasceu em Lisboa, em 1963.

Concluiu a licenciatura em Ciências Militares Navais em 1987. Promovido a Guarda-marinha, exerceu as funções de Chefe de Serviço de Informações e Combate e de Adjunto do Chefe de Serviços Gerais no NRP Roberto Ivens.

Especializou-se em Comunicações em 1988/1989, tendo posteriormente desempenhado, entre setembro de 1989 e janeiro de 1992, o cargo de Chefe de Serviço de Comunicações a bordo do NRP Roberto Ivens, tendo participado nas missões STANAVFORLANT e NAVOCFORMED e na operação DESERT SHIELD.

Desempenhou, em 1992 o cargo de Comandante de Companhia na Escola Naval, e posteriormente os cargos de Diretor e Formador dos cursos de aperfeiçoamento em Liderança na Escola de Fuzileiros.

Está habilitado com o Mestrado em Comportamento Organizacional, frequentado de 1992 a 1994, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e com o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG), a edição 2015/2016.

Entre setembro de 2003 e julho de 2006 desempenhou funções como “Military Cooperation Staff Officer” junto da NATO, no “Allied Component Command Land Madrid”.
Entre setembro de 2006 e junho de 2007, desempenhou as funções de Adjunto de Marinha do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, tendo como principais funções, a preparação e aconselhamento de assuntos no âmbito da Aliança Atlântica (NATO) e da União Europeia (EU), colaborando, ainda, na preparação dos dossiers NATO e EU para as reuniões de Ministros da Defesa.

Foi promovido ao atual posto em 7 de dezembro de 2018, transitando para a situação de Reserva (por motivos estatutários) em 26 de março de 2022.

Ao longo da sua carreira frequentou igualmente diversos cursos, em estabelecimentos nacionais e estrangeiros, designadamente o “Petty Officer Leadership Course” em regime de formando estagiário, na “Royal Arthur Leadership School” em Inglaterra, o Curso avançado de “Statistical Package for Social Science”, no Instituto Nacional de Administração, o Curso “European Security Cooperation Course”, na escola NATO em Oberammergau, o Curso “Sociological and Psychological Perspective on Management”, no Instituto Nacional de Administração e o Curso de Negociação e Mediação de Conflitos, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ministrado pelo “International Center for Corporation and Conflict Resolution”, na Columbia University.

É autor de vários estudos e artigos de opinião sobre Comportamento Organizacional e Liderança, publicados em revistas da especialidade, mantendo sobre essas temáticas uma atividade de conferencista. Apresenta, com regularidade, comunicações em colóquios, seminários e simpósios.

Comunicação CNIT – “Liderança nas organizações”

1.º TENENTE ST-HIS Gonçalves Neves

Oficial da Marinha Portuguesa, com o posto de Primeiro-tenente da Classe do Serviço Técnico, Especialista em História. Licenciado em História, Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, Doutorando em História Marítima pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entre 1999 e 2021 desempenhou funções no Museu de Marinha, como Chefe do Serviço de Investigação e curador da exposição permanente, tendo comissariado diversas exposições temporárias de variada temática.

Autor de diversos trabalhos de investigação e de comunicações em colóquios e encontros de História Marítima e de Museologia.

Atualmente desempenha funções na Escola Naval, lecionando as cadeiras de História Naval e História do Poder Naval, sendo o diretor da respetiva Biblioteca e Museu Escolar.

Membro Correspondente da Academia de Marinha. Investigador do CINAV (Centro de Investigação Naval – Escola Naval) – Linha de Investigação em História Marítima.

Comunicação CNIT: “240.º Aniversário da Criação da Companhia dos Guardas-Marinhas”

António Costa Canas

António Costa Canas

António Costa Canas é oficial de Marinha, especializado em Submarinos e em Navegação, com vasta experiência de embarque (mais de 27 000 horas de navegação).

Possui licenciatura em Ciências Militares-Navais, ramo de Marinha; licenciatura em História, mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutoramento em História (especialidade de Descobrimentos) tendo ainda uma pós-graduação em História e Filosofia da Ciência.

Tem vasta experiência docente, na Escola Naval, nas áreas da Navegação e da História. É membro integrado do Centro de Investigação Naval e do Centro de História da Universidade de Lisboa, sendo autor de vários livros e dezenas de artigos em revistas e atas de congressos, assim como capítulos de livros. As suas principais áreas de interesse são História da Navegação e História de Ciência.

Comunicação CNIT: “100.º Aniversário da Travessia Aérea do Atlântico Sul”  e “Os instrumentos de navegação – da Época dos Descobrimentos à atualidade”