Visitas Pré e Pós CNIT

PRÉ CNIT - 15 Dezembro 2022

Lisboa Científica

Lisboa Científica

Ponto de Encontro

Largo do Rato

Horário

10h00.

Pensar em Lisboa como uma cidade científica parece ser uma ideia estranha ou absurda, mas as cidades são locais privilegiados para a produção da ciência, desde a resolução de problemas urbanos, como o saneamento ou a criminalidade, até à circulação de ideias e palco de polémicas. Lisboa não é excepção.

Este é um convite a descobrir a cidade através das ideias, da filosofia e da prática da ciência, tecnologia e Medicina. 

Leonor Abrantes

Guia-Intérprete Nacional desde 1998. Bacharelato em Turismo pelo ISLA Lisboa. Licenciada em História pela FCSH-UNL e com Mestrado em História e Filosofia das Ciências pela FCUL.

José Saramago, um escritor na cidade

Ponto de Encontro

Largo José Saramago (Campo das Cebolas)

Horário

10h00.

Cristina Evo

Cristina Evo

Guia-Intérprete desde 1994, trabalha em inglês francês espanhol e português. Integra projeto Passeios Literários desde 2004 e Lisbon Literary Tours, onde faz visitas especializadas em literatura na cidade de Lisboa.
Ao longo dos anos de exercício da atividade tem feito formações em religião, história arquitetura e literatura na forma de palestras, seminários, congresso e cursos livres de universidade, museus e associações. 

Lisboa Geológica

Ponto de Encontro

Largo do Carmo

Horário

10h00.

Jorge Sequeira

Jorge Sequeira

Jorge Sequeira é curador das coleções geocientíficas (Paleontológia e Estratigrafica, Mineralogiae Petrografica) do Museu Geológico do LNEG.

Visita ao museu da farmácia

Ponto de Encontro

Bilheteiras do Museu

Horário

15h00.

Ver mais detalhes no programa Visita Guiada da RTP 2

João Neto

Visita ao museu geológico de Lisboa

Ponto de Encontro

Bilheteiras do Museu

Horário

15h00.

Ver mais detalhes no programa Visita Guiada da RTP 2

 

 

Visita ao Jardim Botânico e MUHNAC

Ponto de Encontro

Bilheteiras do Museu

Horário

15h00.

Raquel Barata

Pós Cnit 18 Dezembro 2022

Visita Fragata D. Fernando e Glória e Palácio D. Pedro + Antiga fábrica biscoito

Ponto de Encontro

Praça Marquês de Pombal para saída em autocarro para Cacilhas

Horário

09h30

Ver mais detalhes no programa Visita Guiada da RTP

Capitão de Mar e Guerra Rocha e Abreu

Almada Velha

Ponto de Encontro

Horário

10h00.

Almada – A Cidade desconhecida entre o Mar e o Rio

Apesar da sua já longa existência, pouco se sabe desta Cidade enfaixada entre o Mar da Palha e o Rio Tejo

São ainda muito pouco conhecidas, as aparentes ligações literárias com a mesma e ainda menos a relação entre Almada e os principais conflitos armados que assolaram Portugal

Venha descobrir as estórias da localidade que todos conseguem observar desde Lisboa, sem nunca terem conhecido de facto!’

Nuno Oliveira

Nuno Oliveira

Guia-intérprete. Durante a pandemia iniciou um projecto pessoal, intitulado Lost in Lisbon tours, onde desenvolveu passeios e caminhadas temáticas. Geralmente pouco tradicionais tanto no espaço explorado, como nos temas abordados.

Barreiro

Barreiro

Ponto de Encontro

Estação Fluvial Barreiro

Horário

14h30.

O percurso pretende mostrar a evolução da cidade desde a Idade Média: Barreiro moageiro, da Expansão portuguesa, até a cidade ser catapultada para a ribalta com o complexo industrial CUF, o maior complexo industrial da Europa a seu tempo.

Locais mais importantes por onde passamos: rios do Barreiro e Estações fluviais  (antiga e nova), vista da zona dos moinhos junto ao rio, passagem junto à Igreja de Nª Srª do Rosário e Esc. Industrial Alfredo da Silva, av. da Praia com a sua magnífica vista sobre Lisboa, ida ao Barreiro medieval e Igreja Sta Cruz (sempre fechada), passagem para a antiga entrada da CUF e ida ao Bairro de Sta Barbara (classificado em 2020 como Conjunto de Interesse Público, e ida ao Túmulo de Alfredo da Silva.

Dória Canário

Dória Canário (Projecto DAR)

Dória Canário,  com mestrado em Turismo Cultural e Animação pelo Instituto de Novas Profissões, é guia nacional certificada e Correio de Turismo. É docente em Turismo, tendo exercido em escolas profissionais e ensino superior.  Faz parte do projeto DAR passeios iniciado durante a pandemia em conjunto com Amélia Custódio e Rita Neto com o intuito a dar conhecer a cidade do Barreiro.  O projecto pretende mostrar “o outro lado do lado de lá”!