oradores 2015

GRELHA DE ORADORES E COMUNICAÇÕES CNIT

Artur Neves

Artur Nunes

Licenciado em Economia, trabalhou vários anos como consultor, director financeiro e director geral em diversas instituições públicas e privadas.

Lidera a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM). O Conselho Intermunicipal da CIM-TTM é constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos nove municípios que integram esta comunidade: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

É importante mencionar que a Câmara Municipal de Miranda do Douro tem um papel activo no projecto de cooperação transfronteiriça «Flumen Durius», que tem como objectivo valorizar o potencial natural existente entre Espanha e Portugal, o rio Douro. Desta forma, o projecto enfrenta alguns dos desafios mais importantes do território e das oportunidades que oferece, articulando a sua estratégia no aproveitamento dos recursos do território, impulsionando o turismo transfronteiriço e sustentável, através da criação de oferta de experiências turísticas, apostando no trabalho conjunto e na criação de valor acrescentado.

ANA PAULA REBELO CORREIA

Ana Paula Correia

Comunicação: A Iconografia do Menino Jesus: fontes, diversidade e particularidades. O Menino Jesus da Cartolinha

Ana Paula Rebelo Correia, é Doutorada em História da Arte pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), onde fez igualmente a Agregação em Metodologia das Artes Plásticas. Tem-se dedicado ao estudo da leitura da obra de arte nas vertentes da estética e da iconografia, com particular destaque para o estudo da iconografia no património integrado (azulejo, estuque, pintura) dos séculos XVII e XVIII. Organizadora de inúmeros cursos livres e palestras sobre iconografia e pintura europeia, tem vários estudos publicados sobre iconografia. 

É investigadora independente, docente de História e Cultura das Artes, Membro do Conselho Cultural da Fundação Casas de Fronteira e Alorna, membro do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS – FLUL), e Consultora Científica para a Coleção de Pintura do NOVO BANCO.

RAQUEL AFONSO

Comunicação: O “Património” Natural como factor de desenvolvimento turístico do território 

Raquel Afonso nasceu em  Macedo de Cavaleiros, em 1975 é licenciada em Biologia e Geologia (Universidade do Minho) e detentora de título de Suficiência investigadora na área da Ecologia no âmbito do Doutoramento em “Manejo y Conservación de los Recursos Naturales- aplicación a la Géstion Ambiental ” ( Universidade de Salamanca) . Iniciou a atividade profissional em 2001 como professora de Biologia e Geologia,  do ensino secundário que foi complementando até 2009 com o exercício de funções como formadora e coordenadora de ações de formação enquadradas  no Programa Agro. De 2009 a 2017 dedicou-se  ao Turismo da Natureza , tendo exercido funções de monitora/guia no cruzeiro Ambiental,Coordenadora de Educação Ambiental e técnica  responsável pela implementação de projetos de conservação de espécies faunísticas, no Centro de Turismo Ambiental Luso Espanhol. Atualmente, exerce funções como Técnica Superior em Biologia no Município de Miranda do Douro. 

HÉLDER RUI FERREIRA

Comunicação: «Miranda, um Património a descobrir»

Licenciado em Sociologia, pela Universidade Lusófona. Fundador da ADGTCP PROGESTUR – Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural Português. Coordenador das candidaturas dos Pauliteiros de Miranda e Capa de Honras ao Inventario Nacional de Patrimonio Imaterial – MATRIZ

Autor ou Coautor das seguintes obras:

Armazéns do Chiado 100 anos – Participação de Arq. Siza Vieira, Arq. Souto Moura, Prof. Arq. Joan Busquets, Eng. Ribeiro Teles, Dr. João Soares, Dr. Jorge Pinheiro;

– Bugiada| Editora ELO/Bertrand;

  Máscaras em Portugal da editora Mediatexto/Inapa;

– Mistérios da Páscoa em Idanha da editora Esquilo e Máscara Ibérica,

– Viseu, Old City and a New Urban Artifact com o Prof. Joan Busquets 

– Máscaras em Portugal, com Teresa Perdição e participação de Benjamim Enes Pereira, Alberto Correia;

– Mistérios da Semana Santa em Idanha, com Dr. António Catana;

– Coordenador do livro Máscara Ibérica, Vol I, com a participação de Bernardo Calvo, Fidalgo Santamarina, Oriana Alves;

– Coordenador e Responsável pelo livro Estádios do Séc. XXI, com Siza Vieira, Tomás Taveira,

  Coordenador do livro Máscara Ibéricas Vol II,

– Livro Albano Neves e Sousa, Pintor de Angola, com Miguel Anacoreta Correia;

Mário Correia

Mário Correia

Comunicação: Sons da Terra «os sons de Miranda»

Musicólogo, fundador do Centro de Música Tradicional Sons da Terra (2001). Entre 1970 e 1978, integrou o quadro de colaboradores da revista portuense de música popular, MC-Mundo da Canção, da qual foi director em 1976 e até Abril de 1998. Investigador do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional) da Universidade Nova de Lisboa e membro da (ALTM) Academia de Letras de Trás-os-Montes. Faz parte do Conselho Consultivo da Associação José Afonso e do Observatório da Canção de Protesto.

Integrando o grupo de divulgadores da música tradicional e popular portuguesa, assim como das suas congéneres europeias e latino-americanas, assinou colaboração dispersa pelos mais diversos jornais (Diário de NotíciasPrimeiro de Janeiro, Público e Blitz, entre outros) e revistas (Ghaita, de Madrid; Na Gaits, de Vigo; Interfolk, de Madrid; Filandar, de Zamora; Anuário da Gaita, Ourense). Realizou também programas de rádio (Cantares de Amigo, primeiro no extinto Rádio Club Português e depois na RDP-Antena 1 e Eurofonias, entre Dezembro de 1995 e Janeiro de 1997, na Rádio Nova-Porto/RCP-Lisboa). Em 2002/2003, colaborou com a equipa responsável pela série televisiva “Povo Que Canta – Segundo Passo” na realização dos dois filmes consagrados a Trás-os-Montes.

Criador da Sons da Terra em 1999, com um catálogo de edições de recolhas musicais da tradição oral portuguesa que já ultrapassa uma centena e meia de títulos publicados, tem publicado vinte e cinco livros sobre temas musicais. Entre 1990 e 1998 integrou no núcleo responsável pela programação do Festival Intercéltico do Porto e, a partir de 2000, assegura a programação e organização do Festival Intercéltico de Sendim.

Prémios e distinções: XII Prémio Europeu de Folklore Agapito Marazuela (2007, Segóvia, Espanha), Chosco de Oro (2010, Navelgas, Astúrias),  Medalha de Mérito Cultural (2012, Governo de Portugal) e Prémio Méwito Etnografia e Tradição (2019, Fundação INATEL).

JÚLIO MEIRINHOS

Comunicação: «Miranda do Douro e o mirandês, a outra língua oficial em Portugal»

Júlio Santana Meirinhos (Sebilha, 5 de Dezembre de 1954) fui l deputado que tubo la einiciatiba de fazer recoincer ouficialmente la Lhéngua Mirandesa.

Júlio Meirinhos naciu an Spanha, filho d’eimigrantes pertueses, mas bino, inda nino, pa Miranda de l Douro, adonde se fizo home. Lhicenciou-se an Dreito pula Ounibersidade de Coimbra an 1978. Fui Persidente de la Cámara de Miranda de l Douro antre 1979 i 1986, Bice-Persidente de la Comisson regional de Turismo do Nordeste Stransmontano antre 1984 i 1986, Persidente de l Agrupamento de Municípios de la Tierra Frie Stransmontana de 1984 a 1994, Delegado regional de ls Municípios Stransmontanos junto de la EDP de 1983 a 1986), Bice-Persidente de l Cunselho Diretibo de la Fundaçon Antero de Quental, Bice-Persidente de l Cunselho Fiscal de la Assemblé Nacional de Municípios, i Deputado a la Assemblé de la República, siempre pul PS. A níble de l PS tamien oucopou bários cargos, zde Persidente de la Federaçon çtrital a nembro de l Comisson Nacional.

Apuis fui até Macau i ende fui Secretário-Giral de l Leal Senado antre 1987 i 1990. Cuntinou cumo Notário pribatibo de l Leal Senado (1987-1990), Juiç de Dreito de l Tribunal de Macau (1987), Persidente de l Tribunal Administratibo i Cuontas de Macau (1987-1990), Sócio Fundador de l Anstituto Jurídico de Macau (1988) i Secretário-Giral de l Clube Militar de Macau (1988-1989).

An 1990 boltou a concorrer i a ganar la Cámara de Miranda. An 1995 boltou a ser eileito deputado a la Assemblé de la República, cun mandato suspenso, pa cordenar l porgrama de zambolbimento Antegrado de l Bal de l Côa. Fui el cumo deputado que tubo la einiciatiba legislatiba de l Porjeto de Lei n.º 534/VII – Recoincimento Ouficial de Dreitos Lhenguísticos de la Quemunidade Mirandesa, de 5 de Junho de 1998.

Ten bários prémios i cundecoraçones. Tamien ye outor de alguns trabalhos, cumo: Reforma Administratiba Ultramarina an Macau i la Coperaçon stransfrunteiriça antre Trás ls Montes i la porbíncia de Çamora.

(Retirado da página Biquipédia– em Lhéngua mirandesa)

CARLOS FERREIRA

Licenciatura em “Geografia e Planeamento Regional”: Universidade Nova de Lisboa (1985). Frequência do Mestrado em “Urbanisme, Aménagement et études urbaines”: – França (1987). Université Paris X. Pós-graduação em “Didática das línguas minoritárias”: Universidade de Oviedo – Espanha (1999). Programa de Doutoramento “Ordenamento Ambiental do Território”: Universidade de Salamanca – Espanha (2003)

Experiência Profissional

– Professor de geografia em Lisboa (1985-1986)

– Directeur Commercial & Marketing em Paris (França) (1986-1997)

– Professor de geografia em Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro (1997-1999)

– Professor de língua mirandesa (1999-2003)

– Empresário em Turismo Rural (2004-2019)

– Vice-Presidente da Região de Turismo do Nordeste Tramontando (2005-2008)

– Vice-Presidente da ADTURN (Agência de promoção externa do Norte de Portugal) (2005-2008)

– Vogal da Comissão Instaladora da Entidade de Turismo do Douro (2008)

– Vogal da Comissão Instaladora da Turismo Porto e Norte de Portugal (2008)

– Representante do Secretário de Estado do Turismo na Assembleia Geral da TPNP (2008-2012)

– Administrador Delegado na TPNP – Turismo do Porto e Norte de Portugal (2008-2012)

– Em representação da TPNP – Vice-Presidente da AGA Geoparque Arouca (2009-2013)

– Departamento Operacional da TPNP: implementação e operacionalização da rede de feiras nacionais e estrageiras da TPNP (2013-2017).

– Persidente de l’Associaçon de la lhéngua i Cultura Mirandesa

– Secretário da Mesa da Assembleia Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (2013-2019)

– Presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Douro (2017-2019)

– Artesão na área da máscara Transmontana em madeira, tendo já esculpido mais de 600 máscaras e participado em mais de 30 exposições nacionais e estrageiras (2006-2019)

– Relevante atividade editorial em português e língua mirandesa – 12 publicações (1999-2019)

ALCIDES MEIRINHOS

Alcides Meirinhos

Comunicação:  «Lhengua Mirandesa»

1981 a 1992 melitar de ls  Quadros Permanentes de la Fuorça Aérea Pertuguesa – purmeiro-sargento páraquedista con respunsablidades na formaçon i anstruçon.

1992/1995 – Frequéncia e cunclusion de l Curso Superior de Quemércio Anternacional (grau Bacharel) de l ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração an Abeiro.

1995/2005 – Respunsable pula Logística de Porduto Acabado nas firmas: Recer, SA; Ceramic, SA. Gresco, SA.

2005 – Licenciatura an Quemércio Anternacional zde 2005/02/17, era de la defesa de la monografie an Logística / Gestão de Armazéns na Indústria Cerâmica dessa licenciatura, coordenada pul Mestre, Pedro França, porsor de l ISCIA i coordenador de l porjeto/ampresa Surfaceslab – Intelligent concepts (técnica RFID aplicada al quemércio i cadenas logísticas).

2005 / …  – Formador e Cunsultor ne l IEFP / Centro de Formação Profissional – Águeda, Viseu i Aveiro nos cursos de Logística e Armazenaige, Técnico(a) de Logística, Operador(a) de Logística, Técnico(a) Comercial, Técnico(a) de Apoio à Gestão

2008 – Criaçon de l Blogue Al Balhe de la Baglina – http://baglina.blogspot.com/ – , adonde se dá bida al lhugar de nacéncia – Cicuiro – i a las pessonas eilhi nacidas i adonde son publicadas las purmeiras cuontas oureginales, recuolhas i traduçones. Blogue feito a meias cun Manuel Carvalho, un scritor cicuirano radicado an Montreal.

2009 – Ampeço de la cópia i traduçon de cuontas oureginales de José Francisco Fernandes – Padre Zé – tamien el nacido an Cicuiro.

2009 … Co-tradutor para mirandés de Cuontas de la Dona Tierra – de Galopim de Carvalho;

2010 – Publicaçon, a meias cun Ana Afonso (dzeinhos), de La Mona l Maio – Cuontas de la Raia i de l Praino cuontas oureginales de l Padre Zé, por oucasion de ls sous nobenta anhos.

2011 – Publicaçon de l libro de cuontas L Camino de la Cándena.

          – Purmeiro prémio de cuontas de Natal: La Mona Negra

2012 … Buscas bariadas no campo de l patrimonho, nomeadamente suobre ls Pendones –  Pendones de Miranda – cruzes i cruzeiros, culto de la fertelidade, caminos mediebales …

2016  a março de 2019 – Bice Maioral de la ALCM – Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa.