Oradores CNIT 2024

Mariana Ramos

Mariana Ramos
42 anos, natural da Gafanha da Nazaré, licenciada em Engenharia Agronómica, Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo dos pelouros Turismo e Eventos, Cultura e Criatividade, e Ambiente, Espaços Verdes e Biodiversidade. Exerceu funções de apoio ao associativismo agrícola na região centro, com especial ênfase no desenvolvimento rural, no aconselhamento aos agricultores, na comunicação de todas as informações inerentes ao desenvolvimento da atividade e na promoção de produtos em mercado interno e externo. 
Com formação em canto lírico, membro do coro Voz Nua, fundadora do Coro de Câmara D’Ouro e membro do Coro Misto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
Comunicação CNIT: “Visit Ílhavo, descubra novos caminhos percorrendo os nossos”

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (desde 2011), onde é coordenador científico da licenciatura em Arte – Conservação e Restauro, do doutoramento em Estudos do Património e director do CIONP – Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Investigador integrado do CITAR e colaborador do CITCEM.

Presidente do Conselho Científico da Escola das Artes (2011-2013; 2017-actualidade), onde dirigiu o Departamento de Arte e Restauro (2006-2015), o CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, 2011-2016) e o Centro de Conservação e Restauro (2006-2013).

Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a sua dissertação de Mestrado (1997). 

Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001).

Presidiu ao Conselho Director do Círculo Dr. José de Figueiredo (1997-2006), de que é sócio honorário (2014).

Provedor da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto (2016-actualidade), Presidente da Federação dos Amigos dos Museus de Portugal (2021-2022) e membro do Conselho de Administração da Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho (2006-2022).

Recebeu o Prémio D. António Ferreira Gomes, da UCP (1989), o Prémio da Fundação Eng.º António de Almeida pela mais elevada classificação de licenciatura do seu curso (1994) e o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História Regional e Local, da Academia Portuguesa da História (ex aequo, 2005). Recebeu, ainda, o Prémio para o Melhor Professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, atribuído pelas Associações de Estudantes, em 2004.

Autor de mais de 300 trabalhos, nomeadamente livros, artigos, colaborações em actas e catálogos, editoriais e prefácios. 

 
Comunicação CNIT: “A Fábrica da Vista Alegre (1824-2024): um património secular para o futuro”.

Rosa Pinho

Rosa Pinho

Rosa Maria Ferreira Pinho é licenciada em Biologia e Mestre em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, pela Universidade de Aveiro.

Frequenta o Programa Doutoral em História da Ciência e Comunicação Científica, na Universidade de Coimbra.

É Curadora do Herbário da Universidade de Aveiro desde 1993. As suas áreas de trabalho têm sido a Botânica, a Ecologia Vegetal, a Etnobotânica, a Educação e Sensibilização Ambiental, a Divulgação e Comunicação de Ciência.

Tem desenvolvido várias atividades na área da Educação Ambiental, envolvendo as escolas e o público em geral. É autora de vários livros, obra completa e/ou capítulos, guias de campo, assim como artigos de carácter científico, técnicos, cientifico-pedagógicos e de divulgação em revistas e jornais.

Participou como responsável pela componente Flora e Vegetação em inúmeros Estudos de Impacto Ambiental, Monitorizações Ambientais, Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas e na Elaboração de Percursos da Natureza, nomeadamente na região da Ria de Aveiro.

Em 2022/23 participou no projeto de Cartografia de Habitats de Portugal Continental coordenado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Comunicação CNIT: “Ria de Aveiro: um património natural de valor inestimável”