Oradores CNIT 2024

Carlos Costa

Carlos-Costa

Carlos Costa é Professor Catedrático do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro, Perito-Consultor da Comissão Europeia para a área do Turismo, Presidente da Plataforma Nacional de Turismo (PNT), e Diretor do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro.

Carlos Costa faz parte do grupo dos 2% dos cientistas mais influentes e mais citados ao nível mundial (índice coligido pela Universidade de Standford)

É Doutor e Mestre em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido) e Licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. 

É Editor-Chefe do Journal of Tourism and Development (SCOPUS), Membro do Editorial Board do Journal of Destination Marketing Management (SCOPUS e WoS) e do Journal of Hospitality and Tourism Management (SCOPUS e WoS). É ainda Senior Consultant da Tourism Review (SCOPUS e WoS). 

É regularmente membro das equipes de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de Portugal e do Chipre. Foi Relator da Agenda de Investigação e Inovação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e é avaliador das equipes da FCT.

É Diretor Técnico-científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions 

José M. Lopes Cordeiro

José M. Lopes Cordeiro

José Manuel Lopes Cordeiro, natural do Porto, é doutorado em História Contemporânea pela Universidade do Minho, sendo professor aposentado do ensino superior público. É directorcientífico do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, situado em V. N. Famalicão, membro do Board do TICCIH – TheInternational Committee for the Conservation of the Industrial Heritage, organismo consultor da UNESCO/ICOMOS para o património industrial, e presidente da APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial. É também director da revista Arqueologia Industrial. Tem inúmeros artigos e livros publicados nas áreas do património e arqueologia industrial, assim como da história económica e política contemporânea. É membro do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industriale foi o Comissário da Exposição 1820. Revolução Liberal do Porto, integrada nas Comemorações do Bicentenário da Revolução Liberal de 1820, organizadas em 2020 pela Câmara Municipal do Porto.

Mariana Ramos

Mariana Ramos
42 anos, natural da Gafanha da Nazaré, licenciada em Engenharia Agronómica, Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo dos pelouros Turismo e Eventos, Cultura e Criatividade, e Ambiente, Espaços Verdes e Biodiversidade. Exerceu funções de apoio ao associativismo agrícola na região centro, com especial ênfase no desenvolvimento rural, no aconselhamento aos agricultores, na comunicação de todas as informações inerentes ao desenvolvimento da atividade e na promoção de produtos em mercado interno e externo. 
Com formação em canto lírico, membro do coro Voz Nua, fundadora do Coro de Câmara D’Ouro e membro do Coro Misto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
Comunicação CNIT: “Visit Ílhavo, descubra novos caminhos percorrendo os nossos”

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (desde 2011), onde é coordenador científico da licenciatura em Arte – Conservação e Restauro, do doutoramento em Estudos do Património e director do CIONP – Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Investigador integrado do CITAR e colaborador do CITCEM.

Presidente do Conselho Científico da Escola das Artes (2011-2013; 2017-actualidade), onde dirigiu o Departamento de Arte e Restauro (2006-2015), o CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, 2011-2016) e o Centro de Conservação e Restauro (2006-2013).

Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a sua dissertação de Mestrado (1997). 

Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001).

Presidiu ao Conselho Director do Círculo Dr. José de Figueiredo (1997-2006), de que é sócio honorário (2014).

Provedor da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto (2016-actualidade), Presidente da Federação dos Amigos dos Museus de Portugal (2021-2022) e membro do Conselho de Administração da Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho (2006-2022).

Recebeu o Prémio D. António Ferreira Gomes, da UCP (1989), o Prémio da Fundação Eng.º António de Almeida pela mais elevada classificação de licenciatura do seu curso (1994) e o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História Regional e Local, da Academia Portuguesa da História (ex aequo, 2005). Recebeu, ainda, o Prémio para o Melhor Professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, atribuído pelas Associações de Estudantes, em 2004.

Autor de mais de 300 trabalhos, nomeadamente livros, artigos, colaborações em actas e catálogos, editoriais e prefácios. 

 
Comunicação CNIT: “A Fábrica da Vista Alegre (1824-2024): um património secular para o futuro”.

Rosa Pinho

Rosa Pinho

Rosa Maria Ferreira Pinho é licenciada em Biologia e Mestre em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, pela Universidade de Aveiro.

Frequenta o Programa Doutoral em História da Ciência e Comunicação Científica, na Universidade de Coimbra.

É Curadora do Herbário da Universidade de Aveiro desde 1993. As suas áreas de trabalho têm sido a Botânica, a Ecologia Vegetal, a Etnobotânica, a Educação e Sensibilização Ambiental, a Divulgação e Comunicação de Ciência.

Tem desenvolvido várias atividades na área da Educação Ambiental, envolvendo as escolas e o público em geral. É autora de vários livros, obra completa e/ou capítulos, guias de campo, assim como artigos de carácter científico, técnicos, cientifico-pedagógicos e de divulgação em revistas e jornais.

Participou como responsável pela componente Flora e Vegetação em inúmeros Estudos de Impacto Ambiental, Monitorizações Ambientais, Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas e na Elaboração de Percursos da Natureza, nomeadamente na região da Ria de Aveiro.

Em 2022/23 participou no projeto de Cartografia de Habitats de Portugal Continental coordenado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Comunicação CNIT: “Ria de Aveiro: um património natural de valor inestimável”

Vitor Ambrósio

Vitor Ambrósio

Vitor Ambrósio é bacharel em Turismo, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (inglês e alemão), mestre e doutor em Geografia e, recentemente, defendeu as provas de agregação em Gestão.

Iniciou a sua vida profissional como guia-intérprete e promotor turístico. Leciona na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), desde a sua fundação, em 1991. Também lecionou em vários programas de licenciatura, mestrado e doutoramento de outras instituições nacionais e estrangeiras.

Aa suas publicações científicas, nomeadamente, capítulos de livros e artigos científicos, refletem o seu interesse particular no Turismo Religioso, Itinerários Turísticos e Gestão de Destinos Turísticos.

José Francisco Silva

José Francisco Silva

Presidente da APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro.

Jorge Branco

Jorge Branco

Licenciado e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com uma dissertação intitulada “Pesca Tradicional na Laguna de Aveiro: Cais, Embarcações e Artes”, um estudo interdisciplinar que abrange áreas como a arqueologia, geografia, etnografia e a arquitetura naval.
Desde 2015, exerce funções como Técnico Superior no CIEMar-Ílhavo, subunidade de investigação do Museu Marítimo de Ílhavo, dedicando-se a estudos sobre temáticas de cultura marítima.
Coautor das obras História e Memória do Porto Bacalhoeiro e Santo André: memórias de um navio.

Alexandra Alves

Alexandra Alves
Alexandra Alves é mestre em Património, Artes e Turismo Cultural e licenciada em Gestão do Património Cultural. Especializou-se em Gestão das Organizações e Projetos Culturais e é investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, do Porto.
Começou a sua carreira profissional, em 2003, como voluntária no Município de São João da Madeira (SJM), onde tenho vindo a desempenhar várias funções relacionadas com educação em museus, património industrial, desenvolvimento económico local, cultura, Turismo Industrial (TI) e promoção turística.
Fez parte da equipa responsável pela montagem do Museu da Chapelaria tendo integrado a equipa de restauro do espólio do museu. Foi responsável pelo Serviço Educativo deste Museu tendo em 2010, o seu Serviço Educativo, recebido a Menção Honrosa de Melhor Serviço de Extensão Cultural, atribuído pela APOM.
Com a consolidação e o desenvolvimento de projetos de dinamização económica, cultural e social na cidade, e enquanto Coordenadora dos Circuitos pelo Património Industrial de SJM, desde 2013, passa a direcionar a sua investigação para a área do TI e é, em 2017, que assume as funções de Dirigente da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de SJM. Coordenou o grupo de trabalho da criação da Norma Portuguesa da Qualidade do TI e em 2020 faz parte da criação do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de TI, promovido pelo Turismo de Portugal.
Em 2021, é nomeada representante nacional da ERIH – European Route of Industrial Heritage, a maior rede europeia de promoção e divulgação de património industrial.