O segundo e último dia do Congresso Nacional de Informação Turística andou à volta de grandes temas relacionados com o Alentejo e o distrito de Beja: Natureza, Indústria e Aviação
A primeira sessão esteve a cargo de Luís Mendonça de Carvalho com a comunicação “Património Etnobotânico do Alentejo”
Maria João Ramos falou-nos de turismo de nicho, em particular no Turismo industrial, com as experiências no berço da Revolução Industrial, na Inglaterra e o desafio que representa transpor esse exemplo ao caso português – a Mina de São Domingos, em Mértola. O complexo mineiro data do século XIX para a exploração de uma mina de pirite cuprífera.
O colega e Guia-Intérprete Miguel Lima deu-nos a oportunidade de conhecer uma figura da história portuguesa que a grande maioria desconhecia, com a comunicação “Brito Paes, o aviador de Beja que realizou a primeira ligação aérea Portugal-Macau”. Em 1924 Brito Paes com Sarmento Beires e Manuel Gouveia, fez a primeira viagem aérea entre Portugal e Macau no avião Pátria que descolou de Vila Nova de Milfontes.
Voltando à natureza, Nuno Guégués, biólogo e proprietário da Portugal Birds & Trails apresentou a última comunicação do CNIT 2021 “Valorização e conservação da Natureza”.
O encerramento do VII Congresso Nacional de Informação Turística ficou a cargo de Soror Mariana Alcoforado, nascida em Beja em 1640 e encarnada na pele da Guia-Intérprete Amélia Custódio.
A despedida do CNIT 2021 foi feita com uma visita guiada à cidade de Beja sob a orientação de Florival Baiôa, Simão Matos e António Barahona da Associação de Defesa do Património de Beja.
O CNIT irá regressar em 2022, como habitual, em Dezembro em local a anunciar entre as duas margens do Rio Tejo. Até lá.